Sobre a Raça

img - Sobre a Raça


O Labrador é originário de Newfoundland ou Terra Nova, na costa oriental do Canadá, onde era utilizado pelos pescadores para puxar as redes para a terra. Foi introduzido na Inglaterra aproximadamente em 1830, onde, em função de seu excelente faro, ganhou novas atividades. Excelente como cão de caça, quando deveria buscar a caça após abatida, destacava-se na caça ao pato, uma vez que, por ser um excelente nadador, saia-se muito bem.

Por suas qualidades como cão afável, carinhoso e extremamente amigo das crianças, a popularidade do Labrador cresceu de maneira muito consistente, sendo há anos o número 1 em registros nos EUA e na Inglaterra. No Brasil a raça também é muito popular.



Características da Raça

Dedicação e apego são marcas registradas da raça, assim como a inteligência e a facilidade de aprendizado. É um excelente guia para cegos e atua como cão farejador, muito utilizado pela polícia e pelos bombeiros, tanto à procura de drogas  quanto para encontrar vítimas em desabamentos. Recentemente, vêm sendo usados também como cães-salva vidas, devido sua grande aptidão na água (curiosidade: entre os dedos das patas do labradores há uma pele, que facilita o nado).

Extremamente dedicado ao dono, não costuma apresentar nenhum grau de agressividade. O Labrador esbanja energia e está sempre disposto à brincadeiras, especialmente as que evocam seu instinto caçador. É capaz de passar horas correndo alucinadamente atrás de uma bolinha atirada pelo dono e devolvendo com a mesma eficiência que teria caso fosse um pato selvagem.  Muitos Labradores são hábeis competidores de Agility, sendo  grandes campeões em provas de obediência em todo mundo. Mas ao mesmo tempo que ativo, os labs são fáceis de controlar, pacientes e calmos, se ajustam facilmente a qualquer tipo de rotina. 

Por ser uma raça carente e atenciosa, os labs vêm ajudando cada vez mais pessoas com depressão ou deficiências de físicas à mentais. São extremamente recomendados para companhia de crianças e idosos. Assim como é afável com as pessoas, o Labrador convive muito bem com outros cães e animais domésticos.


Deve ser acostumado à guia desde cedo e, se possível, passar por treinamento de obediência. É um cão que late pouco e na maioria das vezes não estranha nem mesmo pessoas diferentes, sendo por isso pouco recomendável como cão de guarda.

Cores

São 3 as cores permitidas pelo padrão da raça: o preto, amarelo e chocolate. Sua pelagem é curta e espessa e requer poucos cuidados especiais por parte dos donos, sendo praticamente impermeável e resistente a frio e calor.








Compartilhe:




Veja também:


APOIO: